É tempo de colheita da Macela, produto sustentável utilizado para confecção de travesseiros, almofadas, arranjos florais e chás

É tempo de colheita da Macela, produto sustentável utilizado para confecção de travesseiros, almofadas, arranjos florais e chás
Campos lindos com floradas de Macela, erva da flora brasileira, conhecida por macela-do-campo, macelinha, macela de travesseiro, carrapichinho-de-agulha e camomila nacional são caraterísticos deste período do ano. Como manda a tradição, a colheita começou na sexta-feira Santa e prossegue durante abril.
Nesta quinta-feira 11/03, as integrantes do grupo Meninas de Pedrinhas partiram para o campo para a colheita, feita de acordo com critérios técnicos de manejo da espécie. Com carteiras de trabalhadoras do extrativismo sustentável expedidas pela Associação de Manejadores de Plantas Nativas da Ilha Comprida (Ampic), as extrativistas - também chamadas trabalhadoras da Natureza da Ilha – transformarão a Macela em diversos produtos como travesseiros com propriedades fitoterápicas, chás, arranjos florais, almofadas e diversos outros artigos.
Os produtos serão expostos à venda nas lojas mantidas pelo Município e Fundo Social de Solidariedade (FSS) na Vila do Artesanato na Praça do Boqueirão Norte, no centro de Pedrinhas e no Complexo Turístico da Orla do Mar Pequeno, a partir da próxima semana. Também o Instituto Renata Miguel trabalha com o extrativismo e artesanato.
A artesã Darci Pupo destaca a importância do extrativismo para as famílias caiçaras que complementam a renda com a atividade. Para ela, trabalhar com a Natureza é um privilégio dos moradores tradicionais.
A pescadora profissional aposentada Creunice Pontes Ramos, também extrativista, afirma que trabalhar com a natureza lhe traz felicidade. "Quando a gente vai para o mato, esquece os problemas. É uma sensação muito boa. É rica a vida caiçara e, para nós, é ótimo ter a loja de artesanato para vender os produtos sustentáveis. Tudo ajuda no orçamento".
Elizabeth Ribeiro, que trabalha há cinco anos no setor, afirma que dia de colheita é especial. " É uma alegria grande porque a gente se conecta com a natureza e, na Loja de Artesanato, há uma grande procura por produtos na natureza. ".
Também Stefani Bom, moradora do Viaréggio, aponta as propriedades medicinais da Macela. Estudante de Enfermagem, ela também se interessou pelo trabalho no campo. "Tenho um filho, Marcos 4 anos, que é autista, e sempre foi bastante agitado. A almofada de Macela o acalma, passei a pesquisar sobre a Macela e estou aqui, hoje, apoiando o grupo".
Você pode encontrar os produtos com Macela e outros artigos artesanais produzidos pelos grupos de artesanato da Ilha nos seguintes locais :
Vila do Artesanato na Praça Boqueirão Norte – Loja do Fundo Social de Solidariedade (FSS)
Loja do FSS - Vila de Pedrinhas
Loja de Artesanato Identitário da Ilha – Complexo Turístico da Orla do Mar Pequeno
Encomendas – (13) 99729-3049