Regulamento do Festival Gastronômico Sabores da Ilha - Edição Inverno Caiçara 2025

Regulamento do Festival Gastronômico Sabores da Ilha - Edição Inverno Caiçara 2025
A Prefeitura Municipal de Ilha Comprida em parceria com o COMTUR, por meio da Divisão de Turismo, promove, de 11 de julho a 30 de agosto de 2025, o Festival Gastronômico “Sabores da Ilha – Edição Inverno Caiçara”.
Apresentação
O Festival Gastronômico “Sabores da Ilha” tem como objetivo consolidar e fomentar o setor gastronômico da cidade e com a edição de inverno promover a valorização da identidade cultural e regional da culinária caiçara.
Denominam-se caiçaras os habitantes tradicionais do litoral sul do estado do Rio de Janeiro, os do litoral do estado de São Paulo e os do litoral norte do estado do Paraná, formados a partir da miscigenação entre índios, brancos e negros e que vivem da pesca artesanal, da agricultura, da caça, do extrativismo vegetal, do artesanato e, mais recentemente, do ecoturismo.
A história da culinária caiçara é muito rica, há peixes e frutos do mar variados, verduras como mandioca, mandioquinha (batata baroa), cará, inhame, palmito, banana e muito mais. No município de Ilha Comprida podemos destacar a extração sobre manejo da pimenta rosa, o cultivo do siri mole e o manejo de bancos naturais de ostras.
Objetivos
● Divulgar, fortalecer e criar uma cultura gastronômica na cidade beneficiando toda a cadeia produtiva do setor;
● Com a criação da Rota Gastronômica fomentar a atividade gastronômica do município, oferecendo à comunidade a oportunidade de apreciar pratos bem elaborados;
● Incentivar o desenvolvimento do turismo pela divulgação e promoção da gastronomia caiçara como diferencial para este setor;
● Com o modelo de gameficação, despertar o gosto pela gastronomia, oportunizar experiências diferentes às pessoas e tornar o município de Ilha Comprida como referência em gastronomia e entretenimento.
Das Condições para Participação
A participação dos estabelecimentos no Festival não implica em qualquer alteração no funcionamento da casa, como: dias, horários e modo de operação;
No ato da inscrição o estabelecimento gastronômico deverá disponibilizar o formulário de inscrição devidamente preenchido, bem como a receita e demais informações que sejam relevantes para a realização do evento; poderão participar estabelecimentos gastronômicos que ofereçam pratos A La Carte.
Restaurantes A La Carte - Os pratos ofertados aos clientes deverão ter preço máximo, atendendo uma ou mais pessoas;(o valor será definido em conjunto com o grupo de inscritos).
A participação dos estabelecimentos no festival será por adesão voluntária e sem custo.
O evento não tem caráter de concurso e sim de interatividade, sinergia e lucratividade para todos, não só do ponto de vista econômico, mas social, cultural e turístico oportunizando mais uma forma de desenvolvimento sustentável para a cidade.
Dos participantes e das regras para inscrição
Poderá participar do Festival Gastronômico qualquer restaurante, bar, lanchonete, padaria, pizzaria, quiosque, empório ou rotisseria, desde que seu estabelecimento esteja situado na cidade de Ilha Comprida, e comercialize pratos de gastronomia de preparo manual.
Está vedada a participação de pessoas físicas que não atuem no mercado gastronômico e pratiquem a culinária apenas para fins domésticos ou acadêmicos, sem fins lucrativos.
Está vedada a participação de lojas e empórios que apenas revendam produtos culinários in natura ou industrializados.
Para participar o interessado deverá preencher Ficha de Inscrição(https://forms.gle/y92f2NSs5F5pwoic7) com seus dados, escolher uma ou mais categorias na qual poderá concorrer com um prato de culinária, fornecendo a receita do prato inscrito.
As inscrições estarão abertas de 23/06/2025 até 04/07/2025.
Com a inscrição o Participante concorda em autorizar que a receita inscrita seja publicada e divulgada publicamente, bem como a imagem do prato e a imagem de seu estabelecimento gastronômico, de seus proprietários e chefes de cozinha, sem qualquer ônus para os organizadores.
A Ficha de Inscrição poderá ser obtida impressa na divisão de turismo e, preenchida eletronicamente, pelo site: www.ilhacomprida.sp.gov.br
Das categorias de inscrição de pratos gastronômicos caiçaras
Os participantes poderão se inscrever em qualquer uma das categorias culinárias abaixo, limitando a um prato culinário.
As categorias de receita/prato culinário para inscrição serão as seguintes:
(a) Carnes e Aves; (b) Frutos do Mar; (c) Petiscos; (d) Sobremesas
Cada participante deverá, obrigatoriamente, disponibilizar o prato/receita culinária da(s) categoria(s) inscrita(s) no cardápio do restaurante e fará menção expressa de que esse prato está participando do Festival Gastronômico “Sabores da Ilha”.
Dos Organizadores e da Coordenação
Caberá aos coordenadores as decisões sobre as questões omissas nesse regulamento, bem como sobre a aceitação dos participantes em cada categoria gastronômica.
Caberá exclusivamente ao organizador a aceitação e inclusão de outras empresas patrocinadoras e apoiadoras do evento, cujos nomes e logomarca serão também divulgadas nos materiais publicitários do Festival Gastronômico.
Das regras do Concurso, para os clientes
O concurso consiste na criação da Rota Gastronômica do Festival; Material impresso com os estabelecimentos participantes será disponibilizado aos próprios e nos principais pontos de hospedagem e no CAT do Município. Denominado passaporte do Festival, este conterá os espaços a serem preenchidos com os selos de cada estabelecimento visitado.
Ao consumir o prato do festival no estabelecimento o cliente receberá um selo promocional para preencher o passaporte.
Preenchendo o passaporte o cliente terá direito a troca por um brinde alusivo a edição do festival, que deverá ser retirado no CAT – Centro de Atenção ao Turista, após preenchimento do Formulário de Experiências e Sensações do Festival Gastronômico, até o dia 10 de setembro de 2025.
Os selos serão disponibilizados pelos estabelecimentos participantes durante o período do festival, de 11 de julho a 30 de agosto de 2025.
Das disposições finais
As inscrições estarão abertas de 23/06/2025 até 04/07/2025
As fichas de inscrição deverão estar com os dados completos, inclusive a lista de ingredientes de cada prato, e o modo de preparo, deverão ser preenchidos.
A Prefeitura poderá disponibilizar um profissional para fazer as fotos dos pratos inscritos caso seja de interesse do participante, devendo o mesmo agendar previamente na Divisão de Turismo até o prazo a ser estabelecido.
Os estabelecimentos participantes deverão disponibilizar em locais de fácil visualização o adesivo e/ou cartaz do Festival Gastronômico “Sabores da Ilha”.
O estabelecimento participante é obrigado a disponibilizar e comercializar a receita/prato culinário durante todos os dias de duração do Festival Gastronômico, mencionando tal fato em seu cardápio. O estabelecimento que não atender a essa regra será desclassificado.
Cada estabelecimento participante ficará responsável pela elaboração da receita e uso dos ingredientes, bem como pela oferta deste ao público consumidor, não havendo qualquer interferência ou responsabilidade dos organizadores, nem dos patrocinadores e dos apoiadores, em relação a eventuais danos a terceiros causados pelos pratos gastronômicos oferecidos, ou pela qualidade dos ingredientes utilizados.
O participante assume ser de sua autoria a receita enviada e que a mesma não constitui plágio de espécie alguma, se não possível e eventual adaptação de receita de autoria desconhecida e uso público; ao mesmo tempo cede e transfere para os organizadores, sem qualquer ônus para esta e em caráter definitivo, plena e totalmente, todos os direitos de publicação, reprodução por qualquer meio ou técnica, especialmente na divulgação do resultado. Os participantes inscritos estarão automaticamente autorizando.
Os organizadores ao uso gratuito de suas imagens, seus nomes, suas vozes, em fotos, cartazes, filmes e/ou qualquer tipo de mídia e peças promocionais para divulgação do evento.
O participante declara a adoção das normas e boas práticas de higiene e manipulação de alimentos; atesta pela salubridade dos ingredientes servidos e assume a responsabilidade sobre eventuais problemas de saúde pública, se estes forem comprovados dentro das normas estabelecidas, como advindos de seus produtos servidos durante o evento.
A Prefeitura se responsabilizara pela produção de material gráfico que será distribuído entre os participantes, e ainda pelo brinde que será entregue aos clientes que cumprirem a regra da gameficação, que será nesta edição passar e consumir em todos os estabelecimentos participantes. No material deve constar os pratos participantes com foto, breve descrição, e/ou adesivo do festival.
A organização se reserva o direito de modificar as datas, bases e condições do Festival Gastronômico “Sabores da Ilha – Edição Inverno Caiçara”, desde que haja uma justificativa.
A organização se reserva o direito de mediar e decidir qualquer dúvida ou querela do início ao final do Festival Gastronômico.
As decisões da organização serão irrecorríveis.
Ilha Comprida, 23 de junho de 2025.