Global Big Day em Ilha Comprida registrou , num único dia, 110 espécies de aves
Global Big Day em Ilha Comprida registrou , num único dia, 110 espécies de aves
Em comemoração ao Global Big Day, no sábado 13/05, o Projeto Passarinhando com o Tiê-Sangue e o Clube de Observadores de Aves de Ilha Comprida se uniram para observar e registrar o maior número de aves possível num único dia. Com binóculos, câmeras e muita disposição, eles se aventuraram por trilhas, praias e áreas urbanas em busca das mais diversas espécies, cobrindo um terço do território.
O resultado foi surpreendente: ao final do dia, foram registradas 110 espécies de aves na região, um número muito expressivo que mostra a importância da preservação dos habitats naturais e da biodiversidade, ameaçadas pela expansão da urbanização, queimadas e aterros. O Dia de Observação teve como tema neste ano a água, destacando sua importância para as aves aquáticas.
De acordo com os organizadores, a cidade de Ilha Comprida foi um dos locais escolhidos para a realização desse evento pela grande variedade de habitats naturais, da Mata Atlântica, como o manguezal, dunas, restinga e a praia, e pela região ser um verdadeiro paraíso para os observadores de aves. O Município conta com 347 espécies de Aves catalogadas, um número razoável, para uma ilha.
Além de ser uma atividade prazerosa e relaxante, a observação de aves é uma forma importante de contribuir para a conservação da natureza. Através do registro das espécies, é possível avaliar a saúde dos ecossistemas e identificar possíveis ameaças à biodiversidade.
O início da atividade foi as 6h da manhã, no extremo norte da ilha, dentro da ARIE Guará, importante ponto de observação das aves costeiras, limículas e migratórias, um berçário de algumas espécies, entre elas o Piru-piru, ave ameaçada de extinção. A ARIE Guará conta ainda com algumas lagoas e brejos, atraindo uma diversidade de aves aquáticas
O Global Big Day é um evento que acontece todos os anos e mobiliza observadores de aves em todo o mundo. É uma oportunidade única para conhecer novas espécies, fazer novas amizades e contribuir para a preservação do meio ambiente. Em Ilha Comprida, o evento foi um sucesso e certamente deixou um legado importante para a conservação da biodiversidade local.
Os organizadores agradecem o apoio e as orientações do Projeto Aves Limícolas de Peruíbe (parceiros e membros do COA Ilha Comprida), a SAVE Brasil, a Environment for the Americas e a Wader Quest.