Ilha Blues Festival Internacional - 20,21,22 e 23 de Julho de 2023

Entre os maiores Festivais do País, o Ilha Blues Internacional transformará a Ilha em capital nacional do blues nos dias 20,21, 22 e 23 de Julho
Impossível falar no circuito de Blues do Brasil e não citar a Ilha Comprida. Em sua 16ª edição, o tradicional Ilha Blues Festival Internacional transformará o Município em capital nacional do Blues nos dias 20,21,22 e 23 de Julho. No palco da Arena de Eventos da Praia do Boqueirão Norte, em espaço coberto e com entrada gratuita, se apresentarão estrelas nacionais e internacionais do Blues. Entre os destaques, está o americano Joey J. Saye, que vem pela primeira vez ao Brasil, especialmente para o Ilha Blues.
Junto com Joey, também as estrelas internacionais Maurice John Vaughn, Alabama Mike & The Simi Brothers (Brazil Tour) e Omar Coleman marcarão presença na Ilha, consolidando a qualidade do Festival e sua importância: está entre os três maiores Festivais e mais longínquos do país. Vale lembrar que o Ilha Blues já recebeu lendas como James Cotton, Shirley King, Kenny Neal e tantos outros.
Nas atrações nacionais, mais estrelas como as irmãs Tati e Nina Pará, Nanda Moura , que já brilharam no Samsung Best of Blues Festival. Grandes encontros também são marcas do Ilha Blues como show do Irmandade do Blues com Graça Cunha, Omar Colemam com Igor Prado & TJR e o Blues de Pai pra Filha, de Lancaster Ferreira e Ana Clemesha. O Ilha Blues também terá em seu palco Márcio Blues Band, considerado um dos melhores gaitistas do país. Nas apresentações regionais, destaque para Rock´n Roll 678 e Riva Trio. `Na sexta, sábado e domingo, haverá participação especial do Jazz Brothers. Acompanhe a programação e, em seguida, release de cada artista :
Quinta- Feira - 20/07
19h – Rock’ n Roll 678
21h – Lancaster Ferreira e Ana Clemesha (Blues de Pai pra Filha)
23h – Blues Beatles
Sexta- Feira - 21/07
20h - Riva Trio
22h - Marcio Maresia Blues Band
00h - Tati e Nina Pará
Sábado- 22/07
20h – Joey J. Saye
22h – Irmandade do Blues 30 anos / Convida Graça Cunha
00h – Maurice John Vaughn
Domingo 23/07
15h – Nanda Moura
17h – Alabama Mike & The Simi Brothers (Brazil Tour)
19h – Omar Coleman + Igor Prado & TJR
Participação especial Jazz Brothers- Sexta, sábado e domingo
Saiba mais sobre os artistas que se apresentarão no Ilha Blues.
Quinta- Feira - 20/07
19h – Rock’ n Roll 678
Formada em Ilha Comprida há 15 anos, a Banda Rock´n Roll 678 se destaca pelo seu som marcante e repleto de estilo. A Banda se apresenta em bares, restaurantes, baladas e eventos diversos na região do Vale do Ribeira. É composta por Daniel (bateria), Paulinho (baixo), Vinny (vocal), Giggio (sax) e Toni (guitarra) . No Ilha Blues, contará com a participação especial de João (baixo).
Quinta- Feira - 20/07
21h – Lancaster Ferreira e Ana Clemesha (Blues de Pai pra Filha)
Ao celebrar 35 anos de carreira, o guitarrista Lancaster Ferreira recebeu o maior presente que a vida poderia ter lhe dado: sua filha Ana Clemesha, cuja carreira foi lançada no reality The Four Brasil 2020 – do qual ela foi finalista, e entrou para sua banda de blues como vocalista principal. A parceria de pai e filha já ocorrera esporadicamente em diversas apresentações locais, mas foi em 2022 que a dupla iniciou um trabalho de gravação e turnês que logo encantou as plateias.
Lancaster Ferreira e Ana Clemesha participaram juntos do Festival de Blues e Jazz de Búzios, Paraty, Rio das Ostras, Ibitipoca Blues além de apresentações no Bourbon Street Music Club de São Paulo e circuito de blues do interior paulista. Em 2022, a dupla gravou também uma série de três vídeos que a consagrou como uma das divas do blues brasileiro. Ana tem um timbre lindo que agrada os ouvintes logo de cara, e sua capacidade de interpretação demonstra uma vivência profunda de blues. Não é para menos, Ana cresceu assistindo Lancaster em ensaios, shows e o blues entrou na sua vida naturalmente desde a infância.
O show que Lancaster e Ana apresentam em 2023 combina composições autorais com clássicos do Blues. A dupla faz suas próprias versões de B.B.King, Muddy Waters, Little Milton, Elmore James, Etta James, Stevie Ray Vaughan entre outros.
Quinta- Feira - 20/07
23h – Blues Beatles
Blues Beatles mistura as melodias dos Beatles com arranjos tradicionais de Blues, uma junção que vem ganhando o Brasil, EUA e Europa desde seu lançamento, em 2017. A banda tem sido a sensação por onde toca: EUA (New York City, Las Vegas, Chicago, Memphis, San Antônio, Houston, Orlando, entre muitas outras); Canadá ; Dinamarca; Noruega , além de todo o Brasil.
O show é dinâmico, com muito blues, soul e funk. Seja em festivais de música, casas de shows ou bares, é um show de qualidade internacional que agrada a plateia desde a primeira música como pode ser visto em inúmeros vídeos na Internet. São mais de 301.000 seguidores na fanpage (Facebook) onde seus vídeos somam mais de 26 milhões de visualizações, participações em programas de TV (Altas Horas – ao vivo com Samuel Rosa; Ronnie Von; Rede Vida; Record News), milhares de downloads do 1 º e 2 º CDs, 11 tours internacionais desde 2017, participando dos maiores e mais expressivos festivais do gênero (Big Blues Bender Las Vegas 2018, Blues Heaven
A banda estava em tour pelos EUA em março de 2020 divulgando seu 2o CD “Let it Blues”. Um 3 º CD ao vivo “Live in Texas” deve ser lançado em breve.
Assista aos vídeos :
EUA e Dinamarca 2018:
https://www.youtube.com/watch?v=N8SS9S9Htro
Altas Horas com Samuel Rosa:
https://www.youtube.com/watch?v=RVhOCtI-bXQ
REDES SOCIAIS:
www.bluesbeatles.com.br
www.facebook.com/bluesbeatles
www.youtube.com/bluesbeatles
@bluesbeatles
Sexta- Feira - 21/07
20h - Riva Trio
Traduz musicalmente décadas de audição de muito blues e blues rock por parte músicos Riva Pavlawski, Cris Stelin e Juraci Brito, nos mais diversos formatos e expressões. Assim, surgiu o desejo de elencar um repertório representativo das diversas etapas destes estilos, fazendo a releitura desse material no formato de trio, priorizando a liberdade nas interpretações.
As principais influências foram a origem do blues no Mississipi, com pitadas de peso a la Jimi Hendrix, Robin Trower, SRV, etc, gerando um som que mescla dinâmica suave com certa dose de densidade e peso. O trio conta com a experiência dos músicos Cristiano Stelin no contrabaixo, oriundo do Arquivo Blues e da Fúlvio Oliveira Blues Band; Rivaldo Pavlawski, o qual participou de inúmeras formações musicais no cenário paulistano de rock e blues desde o final dos 80 e na década de 90 nas guitarras e vocal, e Juraci Brito, adepto das baquetas desde os tempos da faculdade tendo tocado com bandas e eventos desde o final da década de 90.
O grupo tocou recentemente no Festival Internacional de Blues de Ilha Comprida em 2022, tendo se apresentado também em eventos públicos e privados.
Sexta- Feira - 21/07
22h - Marcio Maresia Blues Band
Um mestre da gaita brasileira. Natural de Jundiaí, cantor, compositor, multi-instrumentista especialista no instrumento gaita de boca. Atualmente excursiona com os shows, Márcio Maresia e banda, num show 100% autoral e o One Man Banf (homem banda) , onde toca vários instrumentos simultaneamente. Tem seis álbuns e DVD gravados. Tem mais de 25 anos de carreira e tocou quinze com o cantor americano JJ Jackson, com quem gravou dois CDs. É considerado um dos melhores gaitistas do país tendo se destacado em vários festivais do país. Com um show dinâmico e apresentações eletrizantes, fez mais de 200 shows num só ano. Discografia:
2020 – Os singles Açucareiro e Gauguin
2019- Ep One Man Band ( Homem banda)
2018- Viva Little Walter
2010- Blues Brasileiro
2005- Still on the Road
2001- Mr. Powerharp
Sexta- Feira - 21/07
00h - Tati e Nina Pará
Em 2017, as gêmeas Nina Pará e Tatiana Pará deram início a um projeto autoral de música instrumental mesclando suas influências pessoais, desde a linha melódica do Blues (Tatiana) até o vigor do Heavy Metal (Nina). Inicialmente começou como pura diversão e estudo, mas a experiência foi tão bem sucedida e criativa que em pouquíssimo tempo já havia algumas músicas compostas
e muitas idealizadas. O “som das gêmeas”, tanto nos ritmos como nas melodias, seja rock, blues ou funk, tem uma mistura harmônica e musical construída sem rótulos ou regras pré–estabelecidas. A cada groove, a cada melodia, a essência de fazer música apenas com bateria e guitarra, gera um som singular e distinto no cenário instrumental atual.
O projeto “Nina e Tati Pará” desperta a emoção do público desde os primeiros acordes e batidas. Traz uma linguagem universal interagindo através do som do coração.
Em outubro de 2019 as irmãs abriram o Festival Samsung Best Of Blues em Porto Alegre e São Paulo. A dupla abriu os shows de Kenny WayneShepperd e Zakk Wylde para públicos de em média20 mil pessoas em cada cidade. O projeto se firmou como sucesso e elas estão lançando as músicas nas plataformas digitais.
Sábado- 22/07
20h – Joey J. Saye
Quando você olha para Joey J. Saye, vê um jovem músico promissor com toda a vida pela frente. Quando você o ouve, seu som e sua musicalidade superam em muito sua idade. A forma como ele ataca as cordas com delicadeza incorpora as raízes do blues como se ele estivesse por perto quando o Blues nasceu.
Joey nasceu o dia primeiro de Junho de 1993 no seio de uma família africana. Seus parentes são liberianos, cresceu a oeste de Chicago e a música faz parte de seu DNA desde criança; morando em uma casa que lhe proporcionou uma infinidade de gêneros e estilos musicais. Ouvir a avó começar a cantar a qualquer momento ajudou-o a apreciar a música e a sua arte de aproximar as pessoas, acalmando a alma.
Mesmo tendo sido apresentado à comunidade do blues aos 16 anos, ele ouviu pela primeira vez as melodias assustadoras e licks de guitarra aos 13 anos de idade, quando já se interessava pela música e criava canções com seus amigos. Mas ouvir a música de Muddy Waters e Memphis Minnie acendeu sua paixão pelo blues e ele trocou seu equipamento atlético por sua guitarra. E nós estamos tão felizes com a sua troca.
Joey está fazendo seu nome em Chicagoland e em todos os Estados Unidos. Reconhecido no exterior, tornou-se um artista internacional com o público o abraçando de braços abertos. Seu amor pelo blues é contagiante. Em seus shows, ele mostra ao público que o blues está vivo e bem e ainda viverá por muitos anos. Joey já se apresentou em vários festivais importantes como o Chicago Blues Festival, East Side Kings em Austin, Texas. Já realizou 2 turnês pela Europa, a última em abril deste ano. Esta será sua primeira apresentação na América do Sul. Assista aos vídeos:
https://www.youtube.com/watch?v=2QYJupSV7uo
https://www.youtube.com/watch?v=q_RYlhwW4Q8
https://www.youtube.com/watch?v=ETRgXlQGdt8
Sábado- 22/07
22h – Irmandade do Blues 30 anos / Convida Graça Cunha
Banda do ABC Paulista, Irmandade do Blues tem 4 CD’s e 1 DVD lançados e está comemorando 30 anos de carreira. A Banda veio para expandir ainda mais suas fronteiras musicais, mas sempre mantendo sua raiz no blues. Seu nome é hoje sinônimo de refinamento musical, sendo umas das mais conceituadas e respeitadas bandas do gênero no Brasil - reconhecimento que em muito se dá pela mescla de composições próprias e versões arrebatadoras do blues, R&B e rock ‘n’roll.
No show, a fórmula continua firme e se expande através de novas versões de clássicos como Down In Mississipi (J. B. Lenoir), Hard Times (Skip James), Muddy Water’s Blues (Paul Rodgers), When Love Comes to Town (Bono Vox/BB King), Hallelujah (Leonard Cohen) e a sua primeira versão em português: "Eu Só Quero Um Xodó” (Dominguinhos/Anastácia).
Nesta apresentação, a Irmandade do Blues recebe como convidada especial a versátil e eclética cantora Graça Cunha, que também comemora 30 anos de carreira. Cantora paulistana, Graça Cunha com 30 anos de carreira, atuou em teatro musical, gravou mais de 2500 jingles e locuções publicitárias e também trilhas para cinema e desenho animado. Fez parte da banda feminina do programa Altas horas apresentado por Serginho Groisman na Rede Globo por 10 anos. Tem 2 álbuns lançados,3 EPS e 2 indicações ao Grammy Latino. Seu repertório é bastante eclético, onde interpreta mpb, samba, jazz, blues,soul e pop. Foi uma das juradas do programa Canta comigo da Tv Record ,apresentado por Gugu Liberato.
Sábado- 22/07
00h – Maurice John Vaughn
Maurice John Vaughn é um verdadeiro bluesman. Além de tocar guitarra e cantar, também toca teclados e saxofone. Maurice compõe canções inovadoras, que muitas vezes são humorísticas, e vêm diretamente de sua vasta experiência musical. Seus vocais elaborados são convincentes porque ele está cantando o que viveu.
Nascido, em 1952, ele saiu das ruas de Chicago e se criou ouvindo os sons de Muddy Waters e Howlin 'Wolf. Como os grandes nomes que vieram antes, ele incorporou suas várias influências em um blues e estilo R & B, que é sua identidade.
De acordo com Vaughn, é importante misturar as coisas musicalmente e estilisticamente. "Eu não quero ser conhecido como um “pesado”, diz Vaughn , "mas sim como alguém que entende a dor, pode lidar com isso." Seu objetivo é inspirar o público a fazer o mesmo.
Vaughn toca frequentemente em escolas, para crianças que nunca ouviram falar do blues. Ele vai atualizar Help Me de Sonny Boy Williamson para incluir letras sobre lição de casa. "As crianças têm
períodos curtos de atenção, então eu preciso para manter as coisas divertidas e emocionantes ou eu vou perdê-las. Eu sempre mantenho isso em mente, quando estou me apresentando em clubes." Vaughn ama viajar e está constantemente atualizando seu som e estilo. Seu talento e experiência abundante o colocam na linha da frente do Blues contemporâneo. Suas canções inovadoras, seu canto apaixonado, e sua forma tão particular de tocar a guitarra, sempre brincando com o saxofone, marcam sua música, como o trabalho primoroso de um verdadeiro Bluesman. Ele vem para o Brasil pela segunda vez para encantar a todos.
Para assisti-lo:
https://www.youtube.com/watch?v=FYfY0yEJLW8
https://www.youtube.com/watch?v=4--LTyddfR8
https://www.youtube.com/watch?v=o3mqkdX1-PA
https://www.youtube.com/watch?v=NJ-gJ4lOd80
Domingo 23/07
15h – Nanda Moura
"Boa noite. Meu nome é Nanda Moura e eu vim cantar o meu Blues pra vocês!" Assim começa uma viagem musical pelo Blues das décadas de 20, 30 e 40 do século passado.
Nanda Moura é cantora e guitarrista, estudiosa do Blues tradicional. Com uma carreira sólida e em constante ascensão, Nanda tem sido destaque na cena de Blues Nacional, e bem reconhecida pelos
principais nomes do estilo no Brasil. Já dividiu palco com artistas renomados do Blues nacional, como
Greg Wilson, Maurício Sahady, Otávio Rocha, Álamo Leal, Flávio Guimarães, Jefferson Gonçalves e Blues Etílicos.
Já se apresentou em palcos consagrados como Best of Blues and Rock, Cosquín Rock (Argentina), Bourbon Street Festival, Circo Voador, Teatro Rival, Sala Nelson Pereira dos Santos, e Mississippi
Delta Blues Festival. Releituras criativas de clássicos de Blind Willie Johnson, Son House, Robert Johnson, Skip James, e Memphis Minnie, entre outros, são organizadas em um repertório cuidadoso, para instigar as mais sinceras emoções do público.
Com uma performance vocal impecável, e riffs hipnotizantes na guitarra, suas apresentações são fortes e marcantes, espetáculos para ficar na memória.
Domingo 23/07
17h – Alabama Mike & The Simi Brothers (Brazil Tour)
Constantemente comparado aos grandes precursores das décadas de 40 e 50, Mike iniciou sua carreira na música em 1998 após encerrar seus serviços junto a marinha americana. De início adotou um repertório e estilo de cantar inspirado no ícone do Chicago Blues, Junior Wells. Talentoso compositor e letrista, Mike logo desenvolveu estilo próprio e passou a ser altamente requisitado na cena da costa oeste americana. Em 2010 venceu o prêmio "Blues Artist Of The Year" da "Bay Area Blues Society" e já no ano seguinte foi indicado ao "Blues Music Awards" na categoria "Male Artist of The Year". Desde então Mike gravou e lançou 3 premiados discos que contaram com dentre outras participações especiais, Kim Wilson, Kid Ramos, Junior Watson, John Blues Boyd e Rick Estrin; integrante do selo "Little Village Foundation" e colaborador assíduo do estúdio "Greaseland", parceiro da lendária gravadora "Alligator Records" e comandado pelo renomado guitarrista Kid Andersen.
Mike vem aprimorando ainda mais sua habilidade como compositor e servindo como homem de confiança desses produtores. Seu último single, "Fat Shame", fez muito barulho e rendeu-lhe elogios dos principais atores da cena americana, pavimentando o caminho para duas longas turnês pela Europa no final de 2022. Amante incondicional do Brasil, Mike está ansioso para sua volta aos palcos brasileiros após 3 anos desde sua última passagem pelo paí. Ao lado dos irmão Nicolas e Danilo Simi, "The Simi Brothers", o artista irá promover seu novo álbum "Stuff I've Been Through" e promete entregar um show eletrizante, cobrindo uma variedade de ritmos e variantes do Blues, Soul, R&B e R&R.
Domingo 23/07
19h – Omar Coleman + Igor Prado & TJR
Podemos afirmar hoje, em 2023, que a crítica americana estabeleceu Omar Coleman como uma estrela em ascensão com longevidade inabalável na cena mundial do blues. Vindo da periferia de West Side em Chicago, Coleman cresceu mergulhado na soul music e na black music que definiram a era em meados dos anos 90. Trabalhando como barbeiro profissional, Coleman se lembra de estar entediado em seu estabelecimento na Rua Michigan & Adams no centro de Chicago e de passear até a loja de música na rua para pegar um instrumento para passar o tempo.
Ele escolheu a gaita pensando que seria fácil aprender rápido e brincava nela entre cortar cabelo e usurpar a cadeira do engraxate quando ele ia engraxar sapatos nos fundos. Influenciado por alguns clientes músicos, Coleman foi à biblioteca de Chicago para procurar livros de teoria musical e CDs de lendas como Sugar Blue e Junior Wells. Coleman começou a frequentar a famosa Jam de domingo de Eddy Clearwater e conheceria mais pessoas e conseguiria mais shows. Em meados dos anos 2000, ele iniciou seu próprio projeto, Trouble Minds, e continuou a aprimorar como seria sua marca pessoal na música blues.
Sempre instigado em apimentar a autenticidade do blues com sons modernos do renascimento do funk e do soul, Coleman se tornaria um músico profissional de pleno direito no circuito de turnês no início dos anos 2010. Ele embarcava em turnês de um mês no Brasil duas vezes por ano, fazia aparições frequentes no Japão e se apresentava em mais de 30 datas na Europa, tanto solo quanto como vocalista/gaitista Coleman costumava colaborar com o colega músico de Chicago, Neal O'Hara, mais conhecido por seu nome artístico Neal Francis, que está ganhando aclamação exponencialmente na cena soul moderna.
Omar Coleman retorna ao Brasil depois de quatro anos para uma tour e gravação de um álbum com o guitarrista paulistano Igor Prado e sua nova banda “TJR” composta por três pesos pesados do estilo; Ted Furtado no contra-baixo, Juninho Isidoro na bateria e Rodolfo Crepaldi na guitarra.