Informações sobre benefícios, palestra contra a violência e apresentação dos profissionais da área social movimentaram a reunião do PAIF, no CRAS
Informações sobre benefícios, palestra contra a violência e apresentação dos profissionais da área social movimentaram a reunião do PAIF, no CRAS
 
Em uma tarde descontraída e repleta de informação, o Município de Ilha Comprida, por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento Social, homenageou as mulheres e os moradores assistidos pelo Programa Proteção e Atendimento à Família (PAIF), especialmente os que têm benefícios sociais como Bolsa Família, BPC Idoso, BPC Deficiente e Criança Feliz. Realizado na semana passada, no CRAS, o encontro destacou a importância do acolhimento, do apoio, e da informação para que todas as pessoas tenham consciência de seus direitos e conquistem sua autonomia e cidadania plena.
Presente no encontro, a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Juliana Peitl, parabenizou a todos e destacou a importância das reuniões para a participação, sugestões e opiniões sobre os serviços.” Estamos todos à disposição de vocês”, disse. A responsável pelo CRAS, Lindamar Saba, afirmou que a equipe da área social está compromissada com a promoção de todas as pessoas e não mede esforços para fazer sempre o melhor.
No bate papo com os participantes, a psicóloga Beatriz afirmou que o mês das mulheres é para se comemorar, mas também se discutir a violência e romper o ciclo Tensão, Violência e Arrependimento. Beatriz aponta que o ciclo da violência precisa ser rompido porque a tendência é ela assumir contornos cada vez maiores e perigosos. Ela convida as mulheres que passam por problemas de violência doméstica ou mesmo as que querem informações ou apenas conversar para que procurem o serviço de apoio , no CRAS, às terças e quintas. “Não precisa ter passado por situação de violência para vir ao atendimento. Estamos à disposição”.
Durante o encontro, também foram abordados temas como a gestão do Bolsa Família e as alterações do Benefícios Sociais . Uma das novidades é que atualmente é permitido ter numa mesma casa ter uma pessoa que receba BPC e um aposentado, desde que a renda de cada um não ultrapasse 1 salário mínimo”. Antes de abril de 2020, só uma pessoa por casa podia receber o beneficio.
A assistente social Maraisa orientou as mulheres a serem cada vez mais protagonistas de sua história. O gestor do Criança Feliz Antony Xavier abordou o trabalho pelas crianças realizado pelo Município, referência nacional: “Se a gente consegue mudar o começo da história, a gente muda a história toda. Trabalho que vai reduzir violência, e problemas no futuro”.
O assistente social Adolfo destacou o trabalho da equipe do CRAS , Loraine, Yasmim e Rafaelinha e os serviços prestados à população , em diferentes áreas. O encontro contou com a presença da vereadora Andressa Ceroni, e representantes dos Conselhos de Saúde, Turismo, Pessoa Portadora de Deficiência e Idoso .