Cultura da Ilha convida para a Semana da Consciência Negra, entre 18 e 21/11
CULTURA DA ILHA CONVIDA PARA A SEMANA DA CONSCIÊNCIA NEGRA , ENTRE 18 E 21/11

Exposição "Preta Pavão", Desfile "O Grito da Diferença" , Mostra de Cinema - Ponto MIS "Identidade Negra", rodas de conversa e sarau farão parte da Semana da Consciência Negra, comemorada na Ilha com arte e cultura, entre os dias 18 e 21 de novembro, no Espaço Cultural Plínio Marcos. Realizado pela Divisão Municipal de Cultura, a Semana tem apoio do Fundo Social de Solidariedade (FSS), Projeto Ilha Jovem, APAE e Centro de Convivência da Melhor Idade (CCMI). Acompanhe a programação que é gratuita e aberta à população:

Dia 18/11 - Segunda-feira
Exposição "Preta Pavão", da artista visual Di Monique Novaes. Exposição prossegue até 21/11 com visitação das 8 às 12 e das 13h30 às 17h.
Sinopse - Série "Pretas" criada em 2018, 20 pinturas em pequenos e médios formatos que retratam mulheres e crianças negras, a força e o sagrado feminino. Olhares, cabeças, expressões que a artista procura em pessoas reais. Pesquisa focada em fotografias de povos africanos.

19h - Roda de conversa “Axé para Todos!”
Reunirá dirigentes espirituais e simpatizantes de religiões Afro-brasileiras para bate papo sobre cultura africana, espiritualidade e o combate ao preconceito. Aberto para o publico em geral e simpatizantes.

Dia 19/11 - Terça – feira
Mostra de Cinema "Identidade Negra" - Pontos MIS

9h – Filme:"Tito e os Pássaros" - (1h 13min) / Infantil
Sinopse: Um menino e seus dois amigos partem para encontrar a pesquisa perdida do seu pai sobre canções de pássaros, algo que pode salvar seu mundo de uma epidemia na qual o medo adoece as pessoas.

15h – Filme :"Djon África" - (1h 38min) / 12 anos
Sinopse: Sem jamais ter conhecido seu pai, Miguel "Tibars" Moreira, mais conhecido com Djon África, acaba descobrindo que ele mora em Tarrafal e decide aventurar-se, mesmo sem muitas pistas, à sua procura.

19h – Filme :"Besouro" - (1h 35m) / 14 anos
Sinopse: Besouro era o sobrenome do reconhecido capoeirista Manuel Henrique Pereira. O filme conta a história deste órfão que se transformou num dos grandes mestres da capoeira,disciplina criada por escravos africanos que eram proibidos de utilizar armas.

Dia 20/11- Quarta – feira
19h- Desfile `"Grito da Diferença"
III Edição do desfile “Grito da Diferença”, traz - por intermédio da moda - histórias de superação de quinze moradores de Ilha Comprida, mostrando suas lutas e vitórias contra o preconceito, homofobia, identidade, e bulling.

Dia 21/11- Quinta – feira
19h - Sarau `"Consciência Negra"
Aberto ao público para a livre expressão literária e artística sobre o tema “Consciência Negra” Apresentações de dança, música, leitura de poesias, e manifestações artísticas.