Estão abertas até o dia 24/03 as inscrições para a Oficina de Criação Literária “Memória herdada, memória futura”

Estão abertas até o dia 24/03 as inscrições para a Oficina de Criação Literária “Memória herdada, memória futura”
A Divisão de Cultura da Ilha e a Secretaria de Estado da Cultura informam a abertura das inscrições para abrem inscrições para a Oficina de Criação Literária “Memória herdada, memória futura. Podem se inscrever todas as pessoas maiores de 16 anos. A Oficina será ministrada no Espaço Cultural Plínio Marcos nos dias 25 e 26/03, das 14h às 18h, pela escritora e doutora em Estudos Literários em Inglês (FFLCH/USP) Eda Nagayam. As inscrições devem ser feitas até 24/03, no Espaço Cultural , na Av. São Paulo, 1000, no balneário Adriana.
Nagayam realiza pesquisa sobre pós-memória, trauma cultural e deslocados forçados. É autora de Desgarrados (Cosac Naify 2015, Ed. Sesi 2018), finalista do Prêmio São Paulo de Literatura e vencedor do Nascente/USP, e Yaser (Ateliê Editorial, 2018), narrativa sobre os 50 anos de ocupação da Palestina por Israel, escrita a partir de período como observadora de direitos humanos na Cisjordânia.
A Oficina de Criação Literária - Módulo I propõe a produção de textos literários curtos a partir do tema da memória como herança, tanto a memória passada e herdada, quanto a memória cons-truída no presente a ser legada às gerações posteriores. O objetivo é estimular a escrita literária sensibilizando os participantes para os elementos e estratégias narrativas, com foco na produção de textos.
De acordo com a organização, a escrita literária - a partir da perspectiva da memória pessoal -, acolhe e promove as características locais e regionais, a territorialidade e identidades do Vale do Ribeira, constituindo instrumento de sensibilização sobre os sentidos e consequências da memória no âmbito coletivo e social, bem como as problemáticas da distorção e do apagamento das narrativas.
A proposta de reflexão é particularmente relevante diante do panorama contemporâneo de múltiplas e divergentes narrativas, não apenas sobre o passado, bem como sobre fatos do presente, com a projeção fantasiosa de realidades alternativas que tem respaldado programas antidemocráticos e ações de extremada violência. Mais informações pelo (13) 3842 2124.