Facilidade de acesso fortalece turismo em Pedrinhas
A perenização de 15 km da estrada da Vizinhança, entre os balneários Vila Nova e a vila de Pedrinhas, a melhoria da avenida da Praia, que liga Pedrinhas à praia, e a substituição de cinco pontes de madeira por aduelas de concreto nos rios Perequê e Candapuí, foram ações que facilitaram o acesso do Boqueirão Norte à tradicional Vila de Pedrinhas.

São 34 km de estrada até Pedrinhas. As atrações do passeio começam na beleza da estrada, com vários trechos onde se vê o mar, as dunas, muitas aves e a vegetação típica. No meio do caminho, nas margens do Rio Barra do Tropical, em frente à praia no Balneário Tropical, há Bar do Adauto com um bosque à beira do rio onde está em exposição a estrutura óssea da cabeça de uma baleia jubarte, com quatro metros de comprimento e pesando 1.360Kg.

Mas a viagem até Pedrinhas continua. Ao chegar, o turista tem as opções de tomar um banho de mar e freqüentar os quiosques na praia e depois trafegar mais quatro quilômetros até o centro da Vila e conhecer o porquê a vila é tão especial. Diferente do que ocorre em muitos pontos do litoral brasileiro – em Pedrinhas, são os visitantes que se moldam ao estilo de vida dos caiçaras e não o contrário.

Pedrinhas  diferencia-se das demais vilas do litoral pela forte consciência ambiental de seus moradores e veranistas. De Pedrinhas, é possível fazer passeios e pesca com barcos pelo Mar Pequeno. Também de lá, saem trilhas ecológicas que percorrem vilas caiçaras, manguezais, praias e dunas (mas é preciso agendar as trilhas antecipadamente).

O almoço caseiro com frutos do mar é um forte atrativo da Vila, assim  como a cachaça com cataia, típica dos municípios da Ilha e Cananéia.  Os moradores consideram que vivem no paraíso e dividem-se entre a pesca, o extrativismo sustentado,  o trabalho como caseiro e a construção civil. Mais informações com a Divisão Municipal de Turismo (13) 3842 7000.