Segurança- Prevenção -Vizinhança Solidária, conheça, pense a respeito e inicie em seu balneário

Segurança- Prevenção
Programa Vizinhança Solidária, conheça, pense a respeito e inicie em seu balneário
 
vizinhança solidária
 
vizinhança solidária 2
Com a filosofia de juntos somos mais fortes e atentos -população e polícia militar - o Programa Vizinhança Solidária conta atualmente com 89 participantes na Ilha Comprida distribuídos em vinte balneários. De acordo com a Polícia Militar, trata-se de mais uma importante ferramenta de prevenção e redução dos índices de criminalidade nos municípios em que atua.
Sem custos para a comunidade, o Vizinha Solidária é um conjunto de ações preventivas na área da segurança pública que conta com participação efetiva e solidariedade da população. Também é uma forma de otimizar o emprego das viaturas disponíveis nas cidades. Após a adesão, o Programa orienta sobre a afixação de placas, promove reuniões, palestras e monitoramento estatísticos da segurança no local, tudo em conjunto com os moradores. Após os estudos, cabe aos moradores providenciar as placas de aviso devidas.
Para participar do Programa, basta preencher a ficha de adesão junto à PM. Não precisa formar grupos, mas há o estímulo à participação do maior número possível de vizinhos para que o programa tenha maior eficácia. Apesar de não haver estatísticas atuais, pode-se afirmar - de acordo com a PM - que "nos balneários onde o programa foi implementado, houve significativa melhora nos índices criminais"