Atrações Diversas
Atrativos turísticos
Complexo Turístico da Orla do Mar Pequeno José Abdelnur Abraão Filho
Localização – 27 de Outubro, s/n- Balneário Marisol- Antigo Porto da Balsa, patrimônio histórico do Município
Estrutura :
- Mirante
- Loja de Artesanato Local Identitário
- Restaurantes com gastronomia local
- Sala de Memória e Museu do Mar
- Estacionamento
- Escola Náutica Municipal
- Polo Nacional de Paracanoagem
- Play ground
- Rampa náutica
- Pergolado
- Pier para Pesca
- Mesas com bancos para contemplação do Mar Pequeno
- Sede das Divisões Municipais de Esportes e Turismo
- Estação de água para pessoas e pets
- Rampas para acessibilidade
- Bebedouro público para pessoas e pets
- Cata caca para recolher as cacas dos pets
Vila de Pedrinhas - Passarelas no Mangue – Café Caiçara
Passarelas de madeira ecológica suspensas sobre o mangue levam os visitantes a um mergulho no berçário marinho do Mar Pequeno. Uma das mais tradicionais vilas de pescadores da Ilha, Pedrinhas oferece às terças-feiras, às 14h, o Café Caiçara com culinária afetiva. A Vila oferece ainda uma Loja de Artesanato local, restaurantes com gastronomia caiçara, as praias do mar de fora, trilha das dunas, pesca e passeios de barco, no Mar Pequeno, também chamado mar de dentro. No porto, há ostras frescas para degustação. Pedrinhas é sede da Festança Caiçara (outubro), mês de aniversário da cidade, com shows ao vivo, oficinas, gastronomia, esportes e danças . Também realiza a festa de São Pedro 29/06, com procissão e eventos. Do lado do mar aberto, há praia ampla com pousadas . Pedrinhas está a 36 km do Boqueirão Norte (sentido Sul) , acesso em bom estada pela Av. Beira Mar e Estrada Parque, com pequeno trecho de terra.
Orla inclusiva
Com jardins, bancos, calçadões, sete mediadores, ciclovias e passarelas acessíveis que chegam próximo ao mar, a orla marítima de Ilha Comprida abrange trecho de 3,2 km, entre a Rua Rio de Janeiro, no balneário Adriana, até a Rua Tijuana, no Balneário Monte Carlo. Os corredores de lazer, esportes e turismo recebem milhares de pessoas para passeios, corridas e prática de esportes como longboard, skate, patins e pedal. As passarelas também tem o objetivo de proteger as dunas ao longo da orla. No Balneário Adriana, está instalada a Pista de Pump Track. No Monte Carlo, a pista de skate e a Escola Municipal de Surf.
Parque Linear do Rio Candapuí
Em área de 150 mil metros quadrados, entre as avenidas São Paulo, Central e Candapuí Norte e Candapuí Sul, nos Balneários Adriana, Redentor, Yemar e Porto Velho 2, está localizado o Parque Linear do Rio candapuí. O Parque conta com ciclovias, trilhas, passadiços elevados na mata, áreas de lazer, quadra poliesportiva, travessias no rio Candapuí, play ground e iluminação em led. É acessível .
Lagoa do Adriana
A Lagoa está localizada na Av. São Paulo, sem número- próximo ao Espaço Cultural Plínio Marcos . Conta com Pista de caminhada e corrida – 700 metros com aparelhos de ginástica ao longo do percurso , play ground, ciclovia e muitas aves, o que a torna perfeita para passeios, observação de aves e natureza.
Praias
Principal atrativo do município, a Ilha Comprida conta com 74 km de praias sem poluição, bandeira verde ( classificação da Cetesb o ano inteiro). Também é destaque por ser uma das maiores praias em extensão ininterruptas do país. As praias da Ilha Comprida são ideais para agradar a todos os gostos. No coração da Ilha, pulsam as praias do Boqueirão Norte, onde estão concentrados os eventos tradicionais de verão e inverno. Há acessibilidade nestas praias centrais ao longo da orla requalificada. No extremo norte, está o espetáculo do encontro do mar com o Rio Ribeira. No extremo sul, outros espetáculos: golfinhos em brincadeiras, centenas de aves e praias desertas. Em Pedrinhas, praias ideais para a prática de surf e caminhadas. E inúmeras praias ao longo dos 74km de orla garantem a diversão a todos.
Dunas de Juruvaúva
Últimas dunas ainda conservadas do litoral paulista - Áreas de Proteção Permanente e patrimônio natural, as Dunas de Juruvaúva são as mais altas do município. Algumas chegam a dez metros de altura e se transformam em mirantes naturais para observar o mar e a paisagem típica da região. O rio Cordeirinho, também chamado de rio vermelho - água vermelha em razão da decomposição de matéria orgânica, de raízes e de folhas- compõe a paisagem rara no litoral. Acesso a 35 km a direita do Boqueirão Norte (sentido Sul). Acesso pela Av. Beira Mar e Estrada da Vizinhança, 35 km sentido sul . No local, a Ecovila de Juruvaúva mantém venda de artesanato local e trabalhos de conscientização ambiental.
Dunas do Araçá
Caminhar pelas extensas Dunas do Araçá, contemplar o pôr do sol, observar as aves e avistar o Mar Pequeno de um lado e o mar aberto do outro lado são momentos de rara beleza e estreito contato com a natureza. Nas dunas, há as corujas buraqueiras que fazem seus ninhos e protegem como ninguém seus filhotes. Você pode ir de bike, carro ou mesmo numa longa caminhada. De todas as formas, trata-se de um passeio imperdível. Ambientes frágeis, as Dunas são protegidas por Decreto Estadual 30.817/1989 e Lei Federal 12651/2021. Elas abrigam espécies da fauna ameaçadas de extinção e compõem o rico patrimônio ambiental da Ilha Comprida. Estão localizadas a 6km da Avenida São Paulo, sentido norte.
Mar Pequeno
Também conhecido como mar de dentro, constitui importante patrimônio natural do município. Berçário natural marítimo, é ideal para pesca e prática de esportes náuticos. O Mar Pequeno margeia as vilas de pescadores da Ilha, de Norte a Sul do município, algumas que sediam projetos sustentáveis com produções de ostras, pimenta rosa, macela, taboa e outros produtos do Lagamar. Outras vilas contam com restaurantes e bares à beira mar. Passeios de barco são atrativos imperdíveis na Ilha porque mostram a beleza e a simplicidade das vilas caiçaras da Ilha, além de espetáculos das aves, manguezais, restinga e a rica biodiversidade do município.
Trincheira- Extremo Sul da Ilha- Espetáculo dos golfinhos
Belas praias desertas, falésias, espetáculo de botos, cercos artesanais de peixes e vilas caiçaras do sul compõe o cenário do Pontal de Trincheira. Uma caminhada até o extremo sul é excelente opção de passeio. De lá, avistam-se a Ilha do Cardoso e a Ilha do Bom Abrigo. No extremo, existiu o Forte Moschera que desmoronou com a ação do tempo. Há registros históricos que indicam ser ali a Vila que deu origem à Cananéia. O forte de Moschera foi um dos mais antigos da capitania de São Vicente. Um dos canhões está em exposição na Praça de Cananéia. Localiza-se a 48 km do Boqueirão Norte (sentido Sul). O acesso se dá pela Ilha, sentido sul (melhor verificar horários e condição da maré) ou por Cananéia, via balsa.
Boqueirão Norte
O coração da Ilha pulsa aqui . Destino consolidado no sudeste brasileiro, a Ilha Comprida tem no Boqueirão Norte seu principal centro de compras, lazer, esportes e eventos. É no Boqueirão que são realizados os tradicionais Ilha Verão - com shows, exposições, gastronomia e artesanato que começam no réveillon e só terminam no Carnaval- ; o Ilha Blues - com grandes estrelas nacionais e internacionais do blues - e o Ilha Julina, que aquece o inverno com muita música, dança e gastronomia. Também estão as lojas, restaurantes, pousadas e intenso movimento durante a temporada. No Boqueirão, está o Posto do Corpo de Bombeiros, marco zero da cidade.
Baía dos Golfinhos
Observatório natural de golfinhos. O ambiente costeiro e estuarino do Lagamar proporciona aos golfinhos o ambiente ideal para a procriação e criação dos filhotes. No Lagamar, há a proteção contra predadores e abundância de alimentos - peixes, lulas e camarões . De acordo com guias locais, a incidência de botos é tão grande na região que o espetáculo é garantido para quem navegar no Mar Pequeno. O Complexo Lagunar de Iguape-Paranaguá se constitui um dos maiores viveiros de peixes e crustáceos do Atlântico Sul. A Baía dos Golfinhos fica na divisa das cidades de Ilha Comprida e Cananeia, no sul do município, a 42 km do Boqueirão Norte. Acesso pela Av. Beira Mar sentido sul, Estrada da Vizinhança e trecho de orla. Necessário obter informações sobre as condições da maré.
Vila Nova
A história da Ilha começou aqui . Fundada em 1770 , a Vila de Nossa Senhora da Conceição da Marinha, às margens do Mar Pequeno, hoje Vila Nova, chegou a ter Câmara de Vereadores e igrejas. Anos depois foi extinta, permanecendo como ponto de parada para correio e viajantes e, mais tarde, uma vila de pescadores. Hoje, podem ser visitadas a Capela Nossa Senhora da Conceição e o Cemitério Caiçara, também conhecido como cemitério dos índios, ainda ativo. A simplicidade do lugar remonta à história colonial brasileira e constitui-se rico patrimônio cultural e histórico da Ilha.Acesso a 20 km do Boqueirão Norte (sentido Sul), acesso pela Av. Beira Mar- sentido Norte.
Observação de aves e trilhas
O essencial é visível aos olhos . A Ilha Comprida é considerada pela BirdLife International como área importante para a conservação das aves no Brasil. Nos diferentes biomas encontrados na Ilha, estão belas aves de todas as cores, tamanhos e cantos do Planeta. Pesquisas de campo indicam que no curto período de três horas, é possível avistar cerca de cinquenta diferentes espécies de aves. Lançado pelo município, o roteiro de observação de aves leva os visitantes ao fascinante mundo dessas aves. Roteiros Ponta Norte/ Pedrinhas/Parque Candapuí – Informe-se na central de atenção ao turista na av. Copacabana, 60- Boqueirão. Tel: (13) 38422186
Cicloturismo
“Quando se aprende a viajar de bicicleta, você consegue ser muito feliz com pouco “.
Charles Zimmermann- autor do livro “Travessia - 747 dias de bicicleta pelo mundo".
Inspirado em rotas europeias, o Circuito Lagamar SP de Cicloturismo conta com kits com cadernetas, passaportes, carimbos e guia com detalhes do percurso aproximado 180 km entre as cidades de Ilha Comprida, Iguape, Pariquera-Açu, Jacupiranga e Cananeia. Porém, pode ser feito por trechos. O município conta também com ciclovias e trilhas na mata para os bikers e iniciantes.
Rotas curtas – Pôr do sol nas dunas do Araçá (15,7km de pedal ida e volta ) ;Ponta da Praia (32km ida e volta) . Outras trilhas , informe-se na Central de Atenção ao Turista na av. Copacabana, 60- Boqueirão. Tel: (13) 38422186
Espaço Cultural Plinio Marcos
Aqui, pulsa forte a cultura. Batizado de Plínio Marcos em homenagem ao dramaturgo que esteve na Ilha Comprida, durante a Mostra de Teatro, em 1999, o Espaço Cultural concentra exposições, mostras , saraus e outras manifestações artísticas, além de oficinas de arte e aulas de violão e guitarra. Visitação o ano inteiro . Durante a temporada de verão, é sede da Feira Regional de Artesanato Resgatando o Vale , com venda do artesanato das cidades do Vale, Alto Ribeira e Litoral Sul. Av. São Paulo, 1000, Balneário Adriana. Telefone: (13) 3842 2124
Eventos principais
- Ilha Verão- Shows, artesanato, oficinas culturais, gastronomia – Janeiro até o Carnaval
- Inverno – Ilha Julina, Ilha Blues, Mostra de Teatro
- Aniversário da cidade – Festança Caiçara em Pedrinhas – Outubro
Mar Pequeno - Esportes Náuticos
A Ilha oferece ainda ambiente perfeito para prática de esportes ligados à natureza. Quem gosta de velejar, andar com canoas e caiaques têm a opção de aproveitar a beleza natural do Mar Pequeno (o mar de dentro) da Ilha Comprida. No mar aberto, há os 74 km de praias ininterruptas, onde podem ser praticados o ciclismo, carro à vela, esportes de praia e muitos outros. Nas ondas, o surfe é a atração e conquista mais atletas a cada ano. A Prefeitura mantém a escola municipal de surfe instalada na Área de Lazer da Praia do Boqueirão Norte. Ao lado, há a pista municipal de skate.
Pesca Amadora
Aluguel de barcos para a pesca amadora, venda de iscas e trabalho de piloteiros podem ser encontrados nas vilas caiçaras da Ilha Comprida. As vilas tradicionais mais conhecidas são Pedrinhas, Juruvaúva, Ubatuba, Ponta da Praia, Boqueirão Sul, Pontal de Trincheiras e outras. Há também opção de pesca em alto mar. Informe-se sobre a pesca amadora na Divisão Municipal de Turismo da Ilha.
Passeios/Barcos/Jeep tour
Quem quer conhecer a Ilha Comprida sob diferentes olhares tem a opção de optar pelos passeios de barcos e escunas. Há diversas opções de passeios, dos quais, Boqueirão/Ninhal dos guarás; Boqueirão /Pedrinhas; Juruvaúva; Pedrinhas e Cananéia. Os passeios levam os visitantes em locais de beleza intensa, ambientes diferenciados, belos cenários para fotos, turismo de contemplação, estudo do meio, trilhas leves, moderadas ou de aventura. Há também passeios off road com motos, quadriciclos e jeep.
Gastronomia
Os peixes e frutos do mar são as especialidades do município litorâneo. Destaque para a caldeirada e receitas especiais preparadas pelos restaurantes da cidade. Em Vilas Caiçaras, é possível saborear deliciosos pratos com peixe preparados com os segredos da culinária caiçara. Além disso, a cidade também oferece excelentes restaurantes com opções de pratos sofisticados e caseiros, pizzarias, bares, sorveterias e lanchonetes.
Triciclos Praianos
Um passeio ecológico pela orla do município à borda de triciclos praianos, também conhecidos como trenzinhos, é opção de lazer para todas as idades. O município conta com três empresas que oferecem triciclos ao gosto e tamanho da família. Importante destacar a necessidade de serem adotados cuidados especiais para a segurança. Informe-se sobre as regras junto às empresas e divirta-se.