Mar Pequeno - Esportes Náuticos

A Ilha oferece ainda ambiente perfeito para prática de esportes ligados à natureza. Quem gosta de velejar, andar com canoas e caiaques têm a opção de aproveitar a beleza natural do Mar Pequeno (o mar de dentro) da Ilha Comprida. No mar aberto, há os 74 km de praias ininterruptas, onde podem ser praticados o ciclismo, carro à vela, esportes de praia e muitos outros. Nas ondas, o surfe é a atração e conquista mais atletas a cada ano. A Prefeitura mantém a escola municipal de surfe instalada na Área de Lazer da Praia do Boqueirão Norte. Ao lado, há a pista municipal de skate.


Pesca Amadora

Aluguel de barcos para a pesca amadora, venda de iscas e trabalho de piloteiros podem ser encontrados nas vilas caiçaras da Ilha Comprida. As vilas tradicionais  mais conhecidas são Pedrinhas, Juruvaúva, Ubatuba, Ponta da Praia, Boqueirão Sul, Pontal de Trincheiras e outras. Há também opção de pesca em alto mar. Informe-se sobre a pesca amadora na Divisão Municipal de Turismo da Ilha.


Passeios/Barcos/Jeep tour

Quem quer conhecer a Ilha Comprida sob diferentes olhares tem a opção de optar pelos passeios de barcos e escunas. Há diversas opções de passeios, dos quais, Boqueirão/Ninhal dos guarás; Boqueirão /Pedrinhas; Juruvaúva; Pedrinhas e Cananéia. Os passeios levam os visitantes  em locais de beleza intensa, ambientes diferenciados, belos cenários para fotos, turismo de contemplação, estudo do meio, trilhas leves, moderadas ou de aventura. Há também passeios off road com motos, quadriciclos e jeep.


Gastronomia

Os peixes e frutos do mar são as especialidades do município litorâneo. Destaque para a caldeirada e receitas especiais preparadas pelos restaurantes da cidade. Em Vilas Caiçaras, é possível saborear deliciosos pratos com peixe preparados com os segredos da culinária caiçara. Além disso, a cidade também oferece excelentes restaurantes com opções de pratos sofisticados e caseiros, pizzarias, bares, sorveterias e lanchonetes.


Triciclos Praianos

Um passeio ecológico pela orla do município à borda de triciclos praianos, também conhecidos como trenzinhos, é opção de lazer para todas as idades. O município conta com três empresas que oferecem triciclos ao gosto e tamanho da família. Importante destacar a necessidade de serem adotados cuidados especiais para a segurança. Informe-se sobre as regras junto às empresas e divirta-se.


Aqui, pulsa forte a Cultura

Além dos atrativos naturais, vale destacar que , na Ilha Comprida, há eventos o ano inteiro. Tem Mostra de Teatro, Festival de Blues, Carnaval nota dez, Ilha Julina, Encontro de Motociclistas, Passeio de Bicicleta, Circuito de Surfe, muitos shows, mostras de fotografias e exposições artísticas que evidenciam um município onde pulsa forte a cultura. No espaço Cultural Plínio Marcos, acontece a exposição permanente da cultura caiçara . Visitação o ano inteiro na Av. São Paulo, 1000- Balneário Adriana. Fone : (13) 3842 2124. Tem feirinha de artesanato na Praça do Boqueirão Norte.