Golfinho pintado do Atlântico vivo foi socorrido pelo Ipec no sábado 18/09
GOLFINHO PINTADO DO ATLÂNTICO VIVO FOI SOCORRIDO PELO IPEC NO SÁBADO 18/09
No sábado (18), a equipe de monitoramento de praias do IPeC encontrou um golfinho vivo encalhado na praia de Juruvaúva . De acordo com a entidade, trata-se de uma fêmea adulta da golfinho-pintado-do-atlântico (Stenella frontalis). A equipe transportou o animal até uma área mais isolada da praia para que fosse possível tentar sua reintrodução no mar.
Durante mais de duas horas, a fêmea ficou com os biólogos e veterinários na água até que conseguissem estabilizá-la. Ontem , a equipe do IPeC permaneceu na praia monitorando o golfinho para o caso de ele retornar à área de rebentação das ondas. A equipe do IPeC/PMP-BS agradece aos biólogos Caio Noritake e Rebeca Pires, do @projetobotocinza, pelo auxílio no resgate e pelas imagens de drone cedidas.
O IPeC é uma das instituições executoras do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), atividade desenvolvida para o atendimento da condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural na Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama. Esse projeto tem como objetivo avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, através do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos animais encontrados mortos.
Para acionar o serviço de resgate de mamíferos, tartarugas e aves marinhas, vivos debilitados ou mortos, entre em contato pelos telefones 0800 642 3341 (horário comercial) ou diretamente pelo (13) 3851.1779.